Dicas de Saúde

TODOS, ÀS VEZES, COMEMOS MAIS DO QUE PRECISAMOS. SABE COMO EVITÁ-LO?

Já pensou quantas vezes por dia passa por restaurantes ou cafés? Quantas vezes sente o aroma de alimentos a ser confeccionados? Quantas vezes tem no seu prato uma iguaria tão boa que parece impossível parar de comer?

Isto acontece a todo o momento e invariavelmente provoca um desejo de comer mesmo quando não sentimos fome.

Como distinguir então a fome da vontade de comer e o que podemos fazer para evitar alimentarmo-nos mais do que necessitamos?

“FOME” OU “VONTADE DE COMER”?

  • A fome acontece quando o estômago está vazio, o que se pode ocorrer pelo menos 3 horas após a última refeição.
  • A vontade de comer acontece quando nos alimentámos há menos de 3 horas porque sentimos o aroma de comida, porque estamos a comer alguma coisa que nos dá prazer e enão queremos terminá-lo ou por algum motivo emocional. Não é verdadeiramente fome, porque, na realidade, não precisamos de mais alimento.

E O QUE FAZER ENTÃO PARA NÃO CEDER À VONTADE DE COMER DESNECESSARIAMENTE?

 Apresentamos algumas sugestões que geralmente ajudam as nossas clientes a rodear estas situações:

  • Ter em mente uma imagem do nosso corpo equilibrado e saudável, seja essa a situação actual ou a imagem de um objectivo. Se naquele momento em que sentimos um aroma irresistível de comida nos questionarmos “O que prefiro? Aquele pecado, que me vai dar um prazer de segundos ou manter/conseguir aquela imagem?”… geralmente a imagem vence!
  • Quando estamos a comer alguma coisa que nos dá muito prazer e se torna, por isso, difícil parar, em vez de pensarmos “não posso comer mais” devemos pensar “vou esperar 20 minutos e, se depois me apetecer mais, como”. Na maioria das vezes, após os 20 minutos, a vontade desapareceu.
  • Procurar outras distracções:  Quando estamos prestes a devorar algo sem necessidade, só por stress ou ansiedade, porque não lembrarmo-nos de outras distracções? Todos gostamos muito de alguma coisa: um bom filme, uma boa música, um bom livro, um jogo…

  • E, por fim, o conselho de sempre: água…ou chá, ou limonada sem açúcar. Nada melhor para combater a “vontade de comer sem fome”! Um corpo desidratado fica sem energia e muitas vezes o nosso cérebro confunde “falta de água” com “falta de comida”.

Apoio e informação

932 558 558 / 218 011 139 Slim and Svelte Amoreiras Contacte-nos

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply