Dicas de Saúde

Tem uma alimentação saudável, faz exercício físico e não consegue emagrecer?

Então este artigo é para si!

Se tem cuidado com a alimentação, faz exercício regularmente e não consegue emagrecer, saiba que este problema é frequente, sendo mais comum nas mulheres. A alimentação saudável e o exercício físico não são os únicos elementos que determinam a perda de peso.

Algumas destas situações podem estar a prejudicar o seu objectivo:

1. Não está a ingerir proteína suficiente

A ingestão de proteína é fundamental para quem quer emagrecer. Não só favorece a massa magra (músculos), em prejuízo da massa gorda, como tem um efeito saciante mais prolongado do que o dos hidratos de carbono.

Mais ainda, cerca de 30% da energia fornecida pelas proteínas é gasta na sua própria digestão.

Por isso, inclua sempre uma porção de proteína em todas as refeições, mas cuidado com o excesso. O excesso de proteína, aquela que não é consumida pela actividade, converte-se em glicogénio e é, posteriormente, armazenada sob forma de gordura nos músculos e no fígado. O ideal será ingerir entre 1,5 g e 2 g de proteína/kg de peso/dia, dependendo da intensidade e frequência do seu exercício físico.

2.  A sua actividade diária, profissional e doméstica, fazem-no ficar sentado quase todo o dia

Uma hora de treino no ginásio não compensa 14-15h de sedentarismo, durante as quais se alimenta, mas a actividade é quase nula.

A solução é tentar fazer alguns intervalos para caminhar e evitar o automóvel e os elevadores sempre que possível.

3. Não descansa o suficiente

Um organismo “cansado” não consegue metabolizar as gorduras de forma eficiente.

Para além disso, as pessoas que dormem pouco geralmente sofrem de stress , o que desencadeia o excesso de produção de uma hormona chamada cortisol, que abre o apetite e atrasa ainda mais o metabolismo, provocando acumulação de gordura.

4. O seu treino não está orientado para a perda de massa gorda

Nem todos os treinos favorecem a perda de peso e de gordura. Alguns, inclusivamente, prejudicam-na.

Fale com o seu treinador, ou outro profissional responsável, e peça-lhe orientação específica para alcançar o seu objectivo.

5. Não bebe água em quantidade suficiente

A água é muito importante no processo de emagrecimento porque favorece a função renal, que é a excreção das substâncias tóxicas.

Se a sua ingestão não for suficiente, esta função é prejudicada, o fígado vai ser sobrecarregado com as toxinas que os rins não eliminaram, tornando a metabolização das gorduras ineficiente, e fazendo com que se acumulem.

Beba pelo menos 1,5 l a 2 l de água ao longo do dia, para além daquela que deve tomar durante o treino.


Apoio e informação

932 558 558 / 218 011 139 Slim and Svelte Amoreiras Contacte-nos

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply