Dicas de Saúde

“Com a idade ganhamos peso” Verdade ou mito?

Ouvimos muitas vezes isto: “depois dos 40 é cada vez mais difícil emagrecer”, mas será verdade?

É verdade que ao longo da vida o metabolismo se altera. E isso significa que se alteram também as necessidades energéticas: a energia de que um adolescente precisa não é igual à de um adulto ou de um idoso. Mas olhemos para a tabela que mostra, em números aproximados, as alterações da necessidade energética diária de cada indivíduo, a partir dos 18 anos, altura em que atinge o seu pico, e dependendo do género e do nível de actividade física.

*Não se aplica a mulheres grávidas ou a amamentar

Estes 2 factos parecem evidentes:

  • Entre os 18 e os 75 anos, uma mulher sedentária diminui as suas energéticas em cerca de 310 kcal diárias e um homem sedentário em cerca de 475 kcal.
  • Os níveis de actividade física podem fazer variar as necessidades energéticas diárias entre 740 e 900 kcal nas mulheres, e entre 840 e 1.100 kcal nos homens.

E a conclusão a que chegamos é que afinal a idade não é desculpa, o nosso peso está na nossa mão!

Com a actividade física adequada, aliada a uma alimentação correcta, podemos ser saudáveis e elegantes em qualquer idade. Consultar um profissional competente a respeito destes temas e obter um plano personalizado para a nossa alimentação e exercício diários pode fazer toda a diferença.


Apoio e informação

932 558 558 / 218 011 139 Slim and Svelte Amoreiras Contacte-nos

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply